Lúpus
- Dr. Joelson Oliveira

- 4 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

O que é lúpus?
O lúpus é uma doença inflamatória crônica genética de origem autoimune cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta ou rápida.
Quem tem mais chance de apresentar lúpus?
O lúpus pode ocorrer em ambos os sexos, mas as mulheres são muito mais acometidas, geralmente na idade entre 20 e 45 anos.
Como o lúpus inicia?
A paciente com predisposição genética para o lúpus pode iniciar sua doença a partir de uma interação com diversos fatores, como hormônios, infecções virais, bacterianas, estresse, tabagismo, irradiação solar, dentre outros.
Quais são os tipos de lúpus?
São conhecidos 2 tipos principais de lúpus: o CUTÂNEO (que se manifesta apenas com manchas na pele e o SISTÊMICO (no qual um ou mais órgãos internos são acometidos).
Quais são os sintomas?
Podemos ter diferentes tipos de sintomas a depender da gravidade do lúpus. Alguns sintomas são mais gerais como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza, desânimo, anemia. E outros mais específicos como dor nas juntas, inflamação no pulmão, rins, coração, alterações de comportamento, entre outros.
Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, urina e sintomas apresentados.
Como se faz o tratamento?
O tratamento depende do tipo de gravidade apresentada. Pode ser realizado com comprimidos a base de corticóides e imunussopressores além de injetáveis com a mesma função.
Além do tratamento medicamentoso, quais outros cuidados a paciente com lúpus deve ter?
Como medida geral é necessário cuidar da alimentação e do sono, praticar atividades físicas regulares, reduzir o estresse, evitar uso de álcool e tabaco, se proteger do sol e usar protetor solar diariamente, além de evitar uso de anticoncepcionais com estrogênio.
Lúpus tem cura?
Não. Mas com tratamento adequado podemos chegar na remissão da doença, onde a pessoa fica totalmente bem, sem nenhum sintoma.
Fonte:
Lúpus: Cartilha para paciente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.



Comentários