top of page

Osteoartrite (artrose)

Atualizado: 4 de mai. de 2020

O que é Osteoartrite?

A osteoartrite é um processo inflamatório que acomete as juntas, não tão intenso como a Artrite Reumatóide, mas que mesmo assim causa dor e limitação de movimento com o passar do tempo.

É a doença articular mais encontrada nos consultórios de reumatologia.

Estimase que a Osteoartrite afete cerca de 240 milhões de pessoas no mundo.

Essa doença, ao contrário do que muita gente pensa, não é relacionada apenas ao envelhecimento. Na verdade não é toda pessoa idosa que terá Osteoartrite.


Quem geralmente vai apresentar Osteoartrite?

Na grande parte das vezes, são as mulheres as principais vítimas dessa doença, embora homens também possam apresentar os sintomas.

Embora a Osteoartrite não venha a ser uma doença claramente genética, o que se percebe é que ocorre mais em pessoas de uma mesma família.

A maioria dos pacientes encontram-se na faixa de idade superio a 50 anos quando passam a manifestar os sintomas da doença.


A Osteoartrite pode matar?

Não.

Bom, mesmo sabendo que essa doença não vai causar a morte do paciente, devemos sim levá-la a sério e tratá-la de forma adequada, tendo em vista que pode causar prejuízo a qualidade de vida do mesmo.


Quais os locais mais acometidos pela Osteoartrite?

Mãos: observam-se dor e nódulos nas articulações mais distais das mãos, aquelas que são próximas as unhas. É comum o paciente queixar-se de dor com pancadas leves nos locais e pela manhã ao acordar.

Coluna: o famoso bico-de-papagaio. São mais comuns na região do pescoço e lombar.

Joelhos: nesse local, a Osteoartrite causa muita dor, inchaço, deformidades e os estalos na hora de movimentar essa articulação.

Quadril: quando falamos de osteoartrite nessa articulação, temos que ser mais cautelosos, pois a doença tente a ser mais rápida e por vezes fazendo necessário o uso de próteses cirúrgicas para devolver a mobilidade.


O rx abaixo evidencia a presença de próteses em ambos os quadris:

ree


Na imagem abaixo podemos ver os nódulos e deformidades na junta da paciente:

ree

Qual a causa da Osteoartrite?

Nas juntas, os ossos são cobertos por uma substância que confere mobilidade e absorve os impactos, chamada cartilagem. A Osteoartrite ocorre justamente pelo desgaste dessa cartilagem.

Quando a cartilagem se desgasta, os ossos se encontram e se iniciam os sintomas dolorosos.

A inflamação que ocorre na articulação do paciente com Osteoartrite não é tão intensa, mas é persistente causando dor, principalmente aos movimentos, inchaço, estalos e dificuldade de movimentar as juntas.


Na imagem abaixo, percebe-se o desgaste progressivo da cartilagem:

ree

Obesidade causa Osteoartrite?

Não.

Porém sabe-se que pessoas mais obesas têm mais risco de apresentar Osteoartrite e em formas mais graves, não pelo peso em si, mas pelo fato de que o tecido gorduroso é um produtor de substâncias inflamatórias.


Quem trabalha carregando peso pode ter Osteartrite?

Sim.

Pessoas que trabalham carregando carga excessiva ou atletas a exemplo de jogadores de futebol, podem desenvolver Osteoartrite mais cedo.


Como saber se tenho Osteoartrite?

Para isso é necessário consultar um reumatologista para que, por meio da entrevista, exame físico e exames de imagem, consiga-se chegar ao diagnóstico definitivo.


Quais exames de imagem podem ser realizados?

O simples raio x é muito útil no diagnóstico da Osteoartrite, mas em situações especiais também pode-se fazer uso de tomografia computadorizada ou ressonância magnética nuclear.


Exames de sangue são usados para o diagnóstico de Osteoartrite?

Não há exame de sangue que sirva para o diagnóstico de Osteoartrite, mas seu reumatologista pode pedir para ver se o paciente tem problemas de saúde adicionais que possam ser importantes para definir o tratamento da Osteoartrite.


Afinal, existe tratamento para Osteoartrite?

É importante salientar que não há cura para Osteoartrite, mas isso não quer dizer que não exista tratamento.

O grande objetivo é aliviar a dor e melhorar a mobilidade, assim como a qualidade de vida.

O tratamento envolve além de medicamentos, a necessidade de mudança dos hábitos de vida.


Quais são as medidas não farmacológicas para tratar Osteoartrite?

É recomendado que o paciente esteja como peso ideal para sua idade e altura.

Recomenda-se a prática de atividades físicas regulares, de preferência dentro da água. Outras atividades como exercícios de alongamento, pilates, musculação, bicicleta ou mesmo aulas de dança são úteis e podem ser prazerosas, mas precisam de orientação profissional.

Medidas físicas como palmilhas e joelheiras podem ajudar no conforto.

Não há evidências científicas definitivas de que massagens, acupuntura, “palmilhas magnéticas” ou quiropraxia (aqueles “trancos” que dão nas costas das pessoas) melhorem os sintomas de Osteoartrite.

Gelo e calor local nas juntas podem ajudar, mas isso é muito individual para cada paciente.

O uso de bengalas pode ser necessário para aliviar a dor e melhorar a mobilidade, auxiliando no equilíbrio e evitando quedas. Não tenha vergonha de usar, é para o seu bem!


Quais são os medicamentos indicados no tratamento da Osteoartrite?

Antes de tudo, é importante ressaltar que os medicamentos sempre devem ser prescritos pelo seu médico. Não use a fórmula mágica do vizinho ou conhecido. Cada pessoa é individual e deve como tal ser tratada individualmente.

Para tentar aliviar a dor, pode-se usar analgésicos via oral como paracetamol e anti-inflamatórios, os quais também podem ser usados em formulação de cremes, pomadas, aerosois etc.

Outros analgésicos mais fortes, chamados opióides, também podem ser usados.

Pode-se fazer uso de medicamentos chamados condroprotetores que têm a intenção de retardar a destruição da cartilagem, como explicado anteriormente.

Em casos selecionados podem ser realizadas injeções de medicamentos dentro da junta acometida, procedimento chamado de infiltração. Não traz a cura, mas ajuda a aliviar os sintomas locais.

Em casos mais avançados, as cirugias para substituição da articulação por próteses acabam sendo necessárias.


Recado final:

Como orientação final, sugiro fortemente que ao apresentar os primeiros sinais articulares, procure um reumatologista para ser avaliado e caso venha a ser diagnosticado com Osteoartrite, possa iniciar o tratamento precocemente e usufruir de qualidade de vida e alívio da dor.


Um grande abraço!


 
 
 

1 comentário


Lina
Lina
25 de jul. de 2021

Gostaria de saber qual o remédios que presido tomar

Curtir

© 2023 by Robert Griffith. Proudly created with Wix.com

bottom of page