top of page

Osteoporose

Afinal, o que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença que causa fragilidade em todos os ossos do corpo, podendo ocasionar fraturas aos mínimos esforços.


Quais os tipos de osteoporose?

Basicamente temos 3 tipos:

- A osteoporose que atinge as mulheres na após entrarem na menopausa;

- A osteoporose que atinge as pessoas acima de 70 anos, também conhecidade como osteoporose senil; e

- A chamada osteoporose secundária, que decorre de outras doenças ou mesmo medicamentos que a pessoa esteja tomando.


Quais são as principais causas da osteoporose?

Bem, diversas são as causas, mas aqui vão algumas:

- Menopausa: com a chegada da menopausa, os níveis hormonais da mulher caem consideravelmente, sendo um importante fator na perda da massa óssea.

- Hereditariedade: sim, a osteoporose é transmitida de forma hereditária.

- Alimentação pobre em cálcio: o cálcio presente na alimentação é fundamental para termos ossos fortes. Para aqueles com carência alimentar ou mesmo os que tem intolerância ou alergia ao leite, podemos usar a suplementação por meio de comprimidos, mas a ingestão pelos alimentos continua sendo a melhor forma de obtenção desse elemento.

- Tabagismo e etilismo: o hábito de fumar não tem nenhum benefício não é mesmo? Então já sabe, se fuma, pare! Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, evite o excesso, afinal tudo em excesso é danoso.

- Imobilização prolongada: isso acontece quando, por exemplo, temos que fazer uma cirurgia e passamos muito tempo na cama, de recuperação. Ficar sem se mexer, sem praticar exercícios, faz com que nossos ossos fiquem fracos.

- Medicamentos: o uso de alguns medicamentos pode também ser o vilão na osteoporose. Sempre pergunte ao seu reumatologista se o medicamento que você está usando é seguro.


A osteoporose causa sintomas?

Nem sempre.

Muitos pacientes apresentam osteoporose mas não apresentam nenhum sintoma.

O que ocorre é que por conta da osteoporose, podem acontecer fraturas e aí sim, a dor vai aparecer.

Uma outra coisa que vemos, é a diminuição da altura do paciente e o curvamento da coluna, a famosa "corcunda" que podem ser decorrentes do achatamento das vértebras ao longo do tempo.



ree
Imagem de raio x de fêmur, evidenciando fratura.

Como se faz o diagnóstico da osteoporose?

A consulta com seu reumatologista é fundamental. É lá, que por meio da anamnese (a conversa com o médico) e o exame físico, o médico vai pensar na doença e sugerir exames para avaliar a possibilidade de você ter osteoporose.


Qual exame de imagem meu reumatologista vai pedir?

Para avaliar como está seus ossos, o reumatologista vai solicitar a Densitometria Óssea.

Mas fique calmo, esse exame é simples, não dói e o seu reumatologista está habituado a avaliá-lo no seu dia-a-dia do consultório.

Também podem ser pedidos exames de raio-x, tomografia computadorizada ou mesmo ressonância magnética nuclear dos seus ossos, dependendo de cada caso e necessidade, claro.



ree
Realização do exame de densitometria óssea.


Como se faz o tratamento da osteoporose?

A suplementação com cálcio e vitamina D é fundamental, mas também podemos usar medicamentos, que têm tando ação de parar sua perda de osso, assim como aumentar a massa óssea.

Esses medicamentos são geralmente comprimidos, mas podem também se parecer com injeções de insulina, feitas diariamente ou a cada 6 meses, dependendo da escolha entre o médico e seu paciente.

A prática de exercícios físicos também é muito importante. O pilates é muito interessante além da musculação, porém sempre acompanhada de profissional de educação física.

Cuidado com exercícios que façam flexão ou torção da coluna, afinal com ossos mais fracos, podem ocorrer fraturas durante essas práticas.



ree
Cuidado com exercícios de torção da coluna.


Existem dicas de postura para atividades diárias?

Sim, e são várias as dicas. Manter a postura na prática das atividades diárias é importante para evitar dores e até mesmo as temíveis fraturas.

- Ao lavar louça ou roupa: tente manter a coluna reta. Para isso pode usar um avental e ficar bem próximo da pia ou do tanque.

- Ao varrer a casa: alongue o cabo da vassoura, para evitar ficar curvada durante a limpeza.

- Ao carregar sacolas do supermercado: distribua as sacolas em ambas as mãos, evitando sobrecarregar um lado do corpo. Dê preferência ao uso de carrinhos para te ajudar.

- Sapatos: use sapatos com bico quadrado e saltos mais baixos, com um a dois centímetros.

- Ao vestir-se: sente-se para se vestir, assim você facilita o processo, evita de dobrar e cair.

- Ao dormir: escolha um colchão firme e de boa qualidade. Deite-se de lado, com um travesseiro sob a cabeça e entre os joelhos para estabilizar a coluna e o quadril.



ree
Ao dormir, apoie um travesseiro sob a cabeça e outro entre os joelhos.

Espero ter trazido mais informações para você sobre a osteoporose. Mas em caso de dúvidas sempre procure seu reumatologista, ele é a pessoa mais indicada para te ajudar.


Um abraço!


Dr. Joelson Oliveira


 
 
 

1 comentário


cludiatusi64
09 de mar. de 2022

Bem esclarecido o assunto sobre a osteoporose!

Curtir

© 2023 by Robert Griffith. Proudly created with Wix.com

bottom of page